Mostre aos seus clientes que um corretor tem informações mais privilegiadas e conhecimento específico no ramo imobiliário.


Segundo a lei brasileira (Lei 6.530/78 e Decreto 81.871/78), o corretor de imóveis é o único profissional autorizado a agir como intermediador em transações imobiliárias, seja de compra, venda, permuta ou locação de imóveis. No entanto, a importância do corretor vai muito além da mera exigência em lei, pois este profissional conhece todos os detalhes e burocracias que envolvem o processo.
Assim, se você é um corretor ou pretende se tornar um, saiba que pode auxiliar tanto o vendedor quanto o comprador a fecharem um negócio vantajoso e sem prejuízos. 


Por que o corretor é essencial no processo de compra?
O corretor, devidamente registrado junto ao CRECI, hoje tem formação específica na área, conhecendo a gestão imobiliária melhor do que ninguém. Como estudou para isso, ele sabe a legislação atualizada, acompanha o crescimento do mercado e pode informar quais as melhores opções de financiamento.
Quando uma pessoa pensa em adquirir um imóvel, normalmente ela não tem conhecimento da burocracia necessária e nem do que ela precisa avaliar para saber se o negócio será vantajoso ou não. Por isso, o papel do corretor é de extrema importância nesse momento. Ele vai, em primeiro lugar, buscar entender quais as necessidades do cliente e orientá-lo, mostrando as melhores alternativas para o seu contexto. Além disso, o corretor tem experiência na análise de imóveis e identifica muito mais facilmente se a aquisição não atenderá às necessidades do comprador, verificando a localização, o posicionamento, a ventilação do local, bem como a previsão de valorização futura da região.
Com o seu apoio, o cliente tem muito mais segurança na hora de fechar negócio, pois cabe a ao corretor informar todos os riscos e as vantagens do procedimento. A clareza nas informações, então, faz com que a pessoa encontre o imóvel ideal dentro do seu orçamento. E, após encontrado, o corretor ainda o auxilia com todos os trâmites burocráticos até a finalização do processo, prevenindo o cliente de ter prejuízo financeiro e problemas com documentação.
Como convencer o cliente da necessidade de um corretor?
Muitas vezes o comprador acredita que adquirir um imóvel via corretor é desnecessário e encarece a compra. De fato, o intermediário ganha comissão, mas o que você precisa mostrar à pessoa é que trâmites imobiliários não são simples e, se ela comprar um imóvel sem auxílio profissional, os prejuízos que ela pode ter com enganadores ou documentação falsa, por exemplo, são gigantes. Assim, o barato pode sair muito caro e colocar em risco o sonho da casa própria.
O cliente precisa ser conscientizado dos riscos que ele corre ao agir sem a ajuda de um corretor. Precisa, também, ser informado da capacitação desse profissional, para ter confiança de que seu projeto está em boas mãos. Por isso, aja sempre com total transparência e profissionalismo. Mostre, sendo dedicado ao negócio, que você conhece bem este mercado, está preocupado em ajudar realmente seu cliente e que não vai omitir nenhuma informação importante dele. Seja responsável em todas as etapas do processo, esclarecendo as dúvidas da pessoa e procurando sempre a melhor solução para ela.
A melhor forma de convencer o cliente de que o seu papel como corretor é essencial é transmitindo credibilidade. Portanto, nunca esconda informações relevantes do comprador ou ofereça algo que não possa ser cumprido. Com o tempo, você alcançará uma ótima reputação e mais pessoas reconhecerão a importância do corretor na hora de adquirir um imóvel.
E você? Sabe valorizar a própria profissão? Como um corretor pode demonstrar sua importância ao cliente? Compartilhe conosco suas ideias!

Comentários